Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Ricardo Ramos

"Escrever nunca me pareceu uma atividade sujeita a impedimentos ou restrições, que pudesse favorecer os desvios comparativos. Ao contrário, sempre foi para mim o natural. Um caminho a seguir. Por ele eu me meti, querendo apenas dizer o meu recado, os olhos abertos quanto às possibilidades. Sem maiores enganos, sem frustrações românticas."


Autor alagoano, nascido em Palmeira dos Índios a 4 de janeiro de 1929, Ricardo de Medeiros Ramos era filho do escritor Graciliano Ramos. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou Direito, porém nunca exerceu, dedicando-se à publicidade.

Transferiu-se para São Paulo em 1956, onde viveu até sua morte. Participou ativamente da vida cultural da cidade; trabalhou como cronista e jornalista, foi professor de Comunicação e diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Organizou e foi o primeiro diretor do Museu de Literatura Paulista e presidiu a União Brasileira de Escritores.
Escreveu diversos contos e romances, sendo consagrado com os mais significativos prêmios literários do país. Participou de várias antologias do conto brasileiro contemporâneo. Muitas de suas obras foram traduzidas para o inglês, espanhol, alemão, russo e japonês.
Faleceu em 20 de março de 1992, em São Paulo. 

Algumas Obras: Tempo de espera, Os caminhantes de Santa Luzia, Memória de setembro, Desculpe a nossa falha, Pelo amor de Adriana, O rapto de Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário