Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

No Retiro da Figueira

Moacyr Scliar

  • Narrador:
            Narrador personagem.

  • Espaço:
            O espaço privilegiado no conto é o condomínio, mas este não é o único lugar onde acontecem os fatos narrados.

  • Tempo:
            Cronológico ou linear, visto que os acontecimentos ocorrem numa sucessão de fatos ordenados em uma ordem lógica e cronológica.

  • Personagens:
            As personagens são identificadas sem uma definição especifica, mas algumas características são ditas ao longo do conto
            Narrador: recentemente promovido no trabalho, mudou-se para o Retiro da Figueira em busca de segurança, mas desde o inicio achou que havia algo errado com o lugar, pois era muito perfeito.
            Mulher: assustada com a onda de violência no seu bairro, decide que devem se mudar.  Encanta-se pelo Recanto por esse possuir um forte sistema de segurança.
            Filhos: citados apenas para ressaltar o poder de atração exercido pelo Recanto sobre os visitantes.
            Chefe dos guardas: formado em direito, é inteligente e conquista rapidamente a confiança e respeito de todos devido sua simpatia e educação.

  • Enredo:
            Assustados com a violência e insegurança da cidade, uma família decide se mudar-se após verem em um prospecto publicitário a solução de seus problemas. Começam uma vida nova no Retiro da Figueira, condomínio residencial isolado da cidade e detentor de um incrível sistema de segurança e com amplas atividades para o lazer. O primeiro mês transcorre segundo as informações do prospecto, tudo perfeito. Mas decorrido algum tempo, o alarme soa e conforme as instruções, todos vão para o salão de festas. Foram enganados e manipulados pelos guardas, a quem tinham respeito e consideração. São obrigados a permanecerem no condomínio por questão de segurança, como foi dito pelo chefe dos guardas.  E após três dias de isolamento, observam abismados estes fugirem em um avião com uma maleta. 

Um comentário: